Sua construção é baseada na superposição de quintas
(razão de 3/2) e suas inversões, as quartas (razão de 4/3).
Por exemplo, partindo do intervalo de oitava dado pelas frequências fo e 2*fo pode-se formar
a escala pitagórica da seguinte maneira:
(81/64) / (9/8) = (9/8). O intervalo entre Fá e Mi é de: (4/3)/(81/64) = (256/243). Essas notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si formam a chamada escala diatônica de sete notas.Se calcularmos os intervalos entre todas as alturas da escala diatônica teremos apenas dois valores: (9/8) e (256/243), chamados respectivamente de tom pitagórico diatônico e semitom pitagórico diatônico.
Esses valores são relativos aos intervalos entre fo (aqui tomada como referência a nota Dó) e as outras alturas da escala. Mas é importante saber quais são os intervalos entre cada altura.
O intervalo entre Mi e Ré é dado por:
1*(3/2) = (3/2);
1*(4/3) = (4/3);
(3/2)/(4/3) = (9/8);
(9/8)*(3/2)=(27/16);
(27/16)/(4/3)= (81/64);
(81/64)*(3/2)= 243/128);
O intervalo entre Sol e Fá# é um semitom diatônico: (3/2) / (729/512) = (256/243). Mas o intervalo entre Fá# e Fá é: (729/512) / (4/3) = (2187/2048). Esse intervalo é chamado semitom cromático pitagórico.
Se tomamos uma nota qualquer, como Fá por exemplo, e subirmos 12 quintas acima chegaremos a um Mi#, sete oitavas acima do Fá inicial. Esse Mi# é chamado enharmônico de Fá e num sistema temperado corresponde, de fato, ao Fá. Porém se subirmos 12 quintas (3/2)12 e descermos 7 oitavas (2)7, ao invés de chegarmos novamente ao Fá (1/1) teremos:
(3/2)12 / (2)7 = (531441/524288).
Este E# é um pouco mais alto que Fá e o mesmo fenômeno irá ocorrer como outros sons enharmônicos da escala pitagórica. A razão (531441/524288) é a diferença entre um semitom cromático e um semitom diatônico (2187/2048) / (256/243) e é chamada de coma pitagórica (23,5 cents).
Na escala pitagórica, os intervalos de terça e sexta não são justos. A diferença entre terças e sextas pitagóricas e justas é dada pela razão (81/80) (equivalente a 21,5 cents) e é chamada de coma sintônica.
A aritmética baseada em ciclos de intervalos de quintas da escala pitagórica leva portanto à existência de semitons de tamanhos diferentes e de notas enharmônicas
que não são equivalentes.
atualizado em 20/01/2000