Sons de Silício: Corpos e Máquinas Fazendo Música

Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica de Fernando Iazzetta, apresentada em fevereiro de 1997.



Resumo:

A partir da década de 50, a difusão do uso de computadores modificou nitidamente a produção em diversos setores da sociedade -- da indústria aos meios de comunicação. No caso da produção musical esse quadro não é diferente. Especialmente durante os anos 80, com o barateamento da tecnologia digital e o aperfeiçoamento e disseminação de programas específicos, boa parte das atividades musicais esteve, de um modo ou de outro, conectada a algum tipo de utilização de recursos de informática.

Hoje em dia, o uso de computadores na área musical está bastante consolidado e já existe um substancial corpo teórico formado sobre temas que cobrem desde discussões ético-estéticas a respeito do papel do computador na música, até um vasto número de estudos nas áreas de engenharia de hardware específicos para a área musical. De fato, nos últimos anos inaugurou-se uma nova fase na utilização de computadores dentro da produção musical.

Essa fase caracteriza-se essencialmente pela aproximação entre o usuário e a máquina e pela possibilidade de simulação de processos musicais, via utilização de recursos digitais. Essas questões introduzem, por sua vez, um tema que parece estar profundamente ligado à produção musical atual e, de certa forma, também à outras formas artísticas: os processos de interação na música feita com computadores. Embora a música sempre tenha sido, em sua essência, uma arte interativa, a questão da interação se faz realçar neste momento em função das transformações que acompanham o uso regular de novas tecnologias eletrônicas e digitais nas últimas décadas. O problema da interação está intimamente ligado não apenas ao atual desenvolvimento tecnológico que envolve a produção musical, mas também, ao período de consolidação de novos paradigmas que se processam dentro das linguagens artísticas de um modo geral após um período de profusão de idéias e experimentação que se distende entre o pós-guerra e os anos 70.



Índice da Tese

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Introdução

Capítulo 1 - Musica Practica

Capítulo 2 - Redefinindo Instrumentos

Capítulo 3 - Interação

Capítulo 4 - Algumas Aplicações: GenComp e InterAto

Conclusão