musica eletronica
O surgimento da música eletrônica se deu em 1951 quando o compositor Herbert Eimert (1897-1972), o físico Werner Meyer-Eppler se juntaram a Robert Beyer da NWDR (Nordwestdeutscher Rundfunk) para formar o estúdio de Colônia. Embora usassem técnicas de gravação semelhantes às realizadas nos estúdios da RTF em Paris, essas técnicas eram aplicadas apenas a sons de origem eletrônica, gerados por osciladores de freqüências sonoras. O material sonoro (basicamente ondas sinusoidais e ruídos) era manipulado por meio de processos de síntese, modulação de amplitude, filtragem e reverberação e, depois, fixado em fita magnética. Eimert aliou esses procedimentos ao uso de técnicas serialistas, e o estúdio de Colônia passou a ser identificado com a estética pós-weberiana. As idéias do grupo sobre a elektronische Musik de Colônia eram veiculadas pelo jornal Die Reihe ("A Série", aludindo à série dodecafônica) fundado por Eimert em 1955. No primeiro número, ele diz:

A jovem música pós-weberiana deduziu as consequências. Assim surgiu, depois de Schönberg, e pela segunda vez neste século, a situação do dolorosamente "impossível". Mas o passo para o verdadeiro domínio musical da natureza somente foi dado pela música eletrônica. Sua dependência do alto-falante, que constitui por si mesma uma revolução subterrânea da audição, pouco valorada até o momento, permite aventurar finalmente a idéia de que a sinfonia aprisionada na fita magnética ou no disco pode ser o sucessor, e a música eletrônica a genuína (Eimert, 1973: 36).

Em 1953 Karlheinz Stockhausen (1928- ) tornou-se o diretor artístico do estúdio de Colônia que viria a se tornar um dos mais importantes centros de produção musical da atualidade.



Procedimentos

1 - Osciladores de ondas senoides

2 - Osciladores de outros tipos de onda (quadrada, triangular, dente-de-serra)

3 -Geradores de ruído (branco, rosa)

4 - Filtros

5 - Modulação de anel

6 - Reverberação

7 - Gravadores de velocidade variada