musica eletronica
O surgimento da música eletrônica
se deu em 1951 quando o compositor Herbert Eimert (1897-1972), o físico Werner Meyer-Eppler
se juntaram a Robert Beyer da NWDR (Nordwestdeutscher Rundfunk) para formar o estúdio
de Colônia. Embora usassem técnicas de gravação semelhantes às realizadas nos estúdios da RTF em Paris, essas técnicas eram aplicadas apenas a sons de origem eletrônica,
gerados por osciladores de freqüências sonoras. O material sonoro (basicamente ondas
sinusoidais e ruídos) era manipulado por meio de processos de síntese, modulação de amplitude, filtragem e reverberação e, depois, fixado em fita magnética. Eimert
aliou esses procedimentos ao uso de técnicas serialistas, e o estúdio de Colônia
passou a ser identificado com a estética pós-weberiana. As idéias do grupo sobre
a elektronische Musik de Colônia eram veiculadas pelo jornal Die Reihe ("A Série", aludindo
à série dodecafônica) fundado por Eimert em 1955. No primeiro número, ele diz:
A jovem música pós-weberiana deduziu as consequências. Assim surgiu, depois de Schönberg,
e pela segunda vez neste século, a situação do dolorosamente "impossível". Mas o
passo para o verdadeiro domínio musical da natureza somente foi dado pela música
eletrônica. Sua dependência do alto-falante, que constitui por si mesma uma revolução
subterrânea da audição, pouco valorada até o momento, permite aventurar finalmente
a idéia de que a sinfonia aprisionada na fita magnética ou no disco pode ser o sucessor,
e a música eletrônica a genuína (Eimert, 1973: 36).
Em 1953 Karlheinz Stockhausen (1928- ) tornou-se o diretor artístico do estúdio de
Colônia que viria a se tornar um dos mais importantes centros de produção musical
da atualidade.
Procedimentos
1 - Osciladores de ondas senoides
2 - Osciladores de outros tipos de onda (quadrada, triangular, dente-de-serra)
3 -Geradores de ruído (branco, rosa)
4 - Filtros
5 - Modulação de anel
6 - Reverberação
7 - Gravadores de velocidade variada